Home / Educação / Escolas de Atibaia conquistam as melhores notas no IDEB e elevam educação da cidade a nível nacional

Escolas de Atibaia conquistam as melhores notas no IDEB e elevam educação da cidade a nível nacional

EM Professora Maria Helena Faria Ferraz e EM Professor Guilherme Pileggi Contesini obtiveram nota 8,1, ultrapassando as metas estabelecidas e superando a média do país
Atibaia continua a se destacar na educação básica com resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Duas escolas municipais se sobressaíram: EM Professora Maria Helena Faria Ferraz e a EM Professor Guilherme Pileggi Contesini, ambas com nota 8,1, destacando-se como as melhores entre as escolas municipais do 1º ao 5º ano no Estado de São Paulo.
Atibaia como referência nacional
O desempenho das escolas municipais de Atibaia destacou novamente a Educação local. A cidade não apenas superou a média nacional do IDEB, que é de 6,0, mas também demonstrou uma consistência notável em todas as suas escolas. A menor nota obtida pelas escolas municipais de Atibaia foi superior à média nacional, evidenciando a excelência educacional do município em nível nacional.
Um exemplo marcante de evolução é a EM Maria Kazuko Higashioka, que alcançou um crescimento significativo de 1,2 pontos em relação ao IDEB anterior, mostrando o impacto positivo das estratégias pedagógicas adotadas.
Investimento de qualidade
A continuidade e consistência no trabalho pedagógico são aspectos-chave do resultado. A equipe gestora da Escola Maria Helena, por exemplo, permanece unida há mais de 10 anos, garantindo a continuidade dos projetos e estratégias educacionais. “As professoras acompanham desde o primeiro ano, elas já sabem qual é o foco principal, seja alfabetização ou fluência leitora das crianças”, afirma Celeste Yoshida, diretora da escola.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Atibaia tem feito investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia educacional, como a expansão do ensino integral. Em 2020, a cidade contava com seis escolas de Ensino Fundamental em período integral, e esse número dobrou para 12 em 2024, ampliando as oportunidades de aprendizado para milhares de alunos.
Tecnologia e Educação aliadas
Além disso, a implementação do programa EduConecte Atibaia, iniciado em 2022, proporcionou cerca de 10 mil tablets e uma plataforma digital com conteúdos para estudantes do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Essa iniciativa tecnológica, aliada à distribuição de mais de 900 notebooks para educadores e à instalação progressiva de laboratórios de informática, tem transformado a forma como os alunos aprendem, tornando o ensino mais dinâmico e interativo.
A aluna Valentina, do 4º ano da Escola Municipal Professora Maria Helena Faria Ferraz, exemplifica esse novo modelo de ensino: “A gente tem aulas com tablet, então a gente aprende brincando. Também temos aulas de jogos na informática, aprendendo contas, países. É muito legal, é um jeito de aprender mais divertido”.
Incentivo à leitura
Outro fator que contribuiu para o sucesso das escolas foi o investimento em iniciativas de incentivo à leitura. Programas como o “Ler e Escrever: Fonte do Saber”, o Reencontro Anual dos Pequenos Leitores, a Avaliação de Fluência Leitora, e a distribuição de livros para todos os estudantes ajudaram a desenvolver as habilidades de leitura e compreensão dos alunos, desde a creche até o ensino fundamental.
As escolas municipais da cidade alcançaram a nota 7,3 posicionando Atibaia como a melhor cidade do Estado de São Paulo e a 4ª melhor do país, entre municípios com mais de 100 mil habitantes. Com grandes investimentos e um trabalho pedagógico contínuo, Atibaia solidifica sua posição de destaque na educação e continua a estabelecer padrões elevados de qualidade educacional para municípios de todo o país.

About redação

Check Also

Prefeitura de Atibaia promove formação sobre Educação Integral com uma das maiores especialistas da área no Brasil

Prof.ª Dra. Jaqueline Moll conversou com gestores da rede de ensino de Atibaia e de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *